quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

6. O chamado de Abrão



Hebreus 11:8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. 

Deus apareceu a Abrão e ordenou que saísse do lugar em que vivia juntamente com sua parentela e se dirigisse a um lugar distante ainda não conhecido, mas dando-lhe a certeza que Ele lhe mostraria o caminho. Abrão mostra-se obediente e se desloca de Ur a Harã, lá ficando até a morte e seu pai. Já com idade avançada (75 anos), em obediência ao Senhor, Abrão tomou sarai, sua esposa que era estéril e não podia ter filhos, seu sobrinho Ló e também os seus bens adquiridos e seguiu adiante em direção à terra prometida, Canaã. A intenção de Deus era, mais uma vez, separar a boa semente para não comprometer a colheita. Em Abrão viu a possibilidade de formar a nação escolhida. 

Abrão e sua família finalmente chegaram à Canaã. Atravessaram o país até chegarem em um lugar chamado Siquém, onde havia um pé de carvalho de Moré, Lá o Senhor veio a ele e lhe disse que aquelas terras lhe seriam dadas e a toda a sua descendência. Abrão, em agradecimento, construiu nesse lugar, um altar para o Senhor. Porém, as dificuldades começaram a surgir, não obstante à promessa do Senhor, passaram grandes tribulações. Houve um período em que a fome assolou aquele lugar e Abrão e seu povo tiveram que se deslocar em direção ao único lugar onde ainda havia mantimento, ao Egito. Lá chegando, receoso de que os egípcios o matassem para ficar com sua mulher que era, segundo suas próprias palavras, muito bela, disse-lhe para mentir dizendo que ambos eram irmãos e assim lá permanecessem em segurança. E assim sucedeu. O Faraó encantou-se com Sarai e tomou-a para si, retribuindo a Abrão em bens. Isto não agradou ao Senhor. Diz a Palavra que “Feriu o Senhor a Faraó com grande praga, e a sua casa” . E este veio a ter com Abrão e o liberou em segurança até que saíssem daquele lugar, levando consigo todos os seus bens. Prosseguiram a viagem em direção ao sul, chegando a um lugar de nome Betel, próximo onde havia construído o altar e ali invocou o nome do Senhor. A um certo tempo, Abrão e o sobrinho Ló se separaram. Ló seguiu em direção a campina bem regada de Sodoma, onde parecia ser o lugar mais atraente aos seus olhos. Porém, diz a Palavra que em Sodoma habitava toda a corrupção, os homens daquele lugar eram maus aos olhos do Senhor. Abrão se dirigiu ao lugar mais elevado, em Canaã. Quando ele estava só, longe do seu sobrinho, o Senhor veio então a ele e lhe disse que olhasse no seu entorno, onde suas vistas nem pudessem alcançar e lhe prometeu tudo aquilo por herança. 

Os dois andavam sempre juntos e tinham muitos gados e outros animais. Eles começaram a ter tantos animais que já mal conseguiam ficar perto um do outro. Por causa de tantos animais, os empregados deles começaram a brigar, porque um animal atacava o outro, um comia o alimento do outro e estava fincando muito difícil controlar tantos animais. Os homens estavam quase perdendo o controle e uma tragédia poderia acontecer. Os animais poderiam começar a fugir, ou então começar a atacar as pessoas. Os animais também podiam se atacar, morrendo um monte de bichos valiosos. Então, Abraão e Ló conversaram sobre a situação e decidiram que era melhor se separarem. 

Eles moravam em uma região chamada Canaã, onde hoje ficam Israel e Palestina. Uma terra de muitos campos. Abraão e Ló deveriam decidir para onde iriam. Um ia para um lado e outro para outro, mas eles não sabiam ao certo qual caminho era melhor, onde eles encontrariam terras melhores para seus animais, por isso, uma briga entre Abraão e Ló poderia acontecer. Quando Abraão vi que poderia ter problemas, decidiu que iria se separar de Ló e deixaria Ló escolher para onde iria, para ele ir para o outro lado. Então, Abraão deixou Ló escolher qualquer lugar da região para morar, que ele (Abraão) iria para outro lugar. 

Abraão decidiu confiar em Deus. Ló nem pensou duas vezes, escolheu a terra que bem entendeu, sem dar importância para Abraão. Ele escolheu um lugar que tinha muitas cidades e uma bela planície. Assim, poderia criar seu gado em paz. Muitas vezes, nós também não nos importamos com os outros e fazemos coisas erradas sem nos preocupar se estamos agradando ou não outras pessoas. Ló foi parar em uma cidade chamada Sodoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário