quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A alegria de Joy


Ismael era um garoto pobre que vivia no México, e não sabia ler nem escrever, pois nunca tinha ido á escola. Ele era pastor e precisava tomar conta do rebanho ainda que estivesse fazendo muito frio. Um dia ele pegou uns gravetos par fazer um fogueira mais não tinha fósforos. Um carro parrou e o motorista desceu.
- O senhor não tem um fosforo? - perguntou Ismael tinidamente.
- Sim - disse o homem, sorrindo.
- Logo a lenha estava queimando.
Enquanto a lenha se aquecia junto ao fogo, o estrangeiro pegou uma peque na caixa em seu carro e girar uma manivela num dos lados da caixa.
De repente, a caixa começou a falar .
- Estou  entendendo. A caixa fala minha língua - pensou  Ismael. - preciso escultor o que ela diz.
Nunca antes Ismael tinha visto algo sementante. A caixa falante contou - lhe que Deus o amava. Ela disse que Deus o amava. Ela disse que deus enviou seu propio filho, o senhor  Jesus, a este mundo para morrer por seus pecados. O Senhor Jesus foi Sepultado, mas tornou a viver. O Filho de Deus convida as pessoas a cre nele e pedir perdão dos seus pecados. Ismael pensou sobre  aquilo. Ele sabia que tinha feito algumas coisas más qie preferia não ter feito.
O estrangeiro era um missionário, não sabia falar muito bem o idioma da tribo de Ismael, mas prometeu:
- Eu voltarei com a caixa que fala.
Todos os dias Ismael desejava que o missionário cumprisse sua promessa. Finalmente  ele veio! Mais uma vez Ismael ouviu as palavras da caixa  falante, Ismael disse:
- Eu creio que Jesus morreu por mim. Quero que ele venha morar em meu coração e tere os meus pecados.
Hoje, lá no México, Ismael está pregando o evangelho, as boas novas que Jesus morreu e ressuscitou e que Ele veio para perdoar os pecados. Tudo isso aconteceu porque uma jovem, Joy Ridderhof, obedeceu ao Senhor Jesus e gravou partes da bíblia na língua de Ismael.


Desde bem pequena, Joy ouviu línguas que não podia entender. A caçulinha , dentre os irmão se lembra de quando ficava sentadinha na igreja Sueca em Los Angeles Califórnia (EUA), e dormia no colo da mamãe. A mãe de joy compreedia a língua sueca porque havia nascendo na Sué cia, e o pai de Joy também compreendia apesar de ter nascido na Holanda.
Muitas pessoas tinha vindo da Suécia para América para trabalhar. A mãe de joy tinha uma maneira especial de servir ao senhor. Ela convidaca essas pessoas para ficarem na sua casa ate encontrassem trabalho e um lugar  para morar. Mesmo que Joy não soubesse a língua dessas pessoas, ela tentava fazer amizade com elas.


- O vovô e a vovó vão chegar da Holanda para morar com a gente - contava Joy toda entusiasmada. Ela não sabia falar holandês e seu avós não sabiam falar inglês, mas elas se tornaram grandes amigos. O vovô, com sua pequena barba e sua boina preta, quadra cinquenta relógios de todo topinos dois cômodos que viviam. Joy se divertia brincando com as campainhas e ouvindo os cinquenta relógios: "tic-tac, tic- tac". E, melhor do que tudo, a vovó sempre tinha algum docinho ou bala para oferecer  á menina, que ficava encantada com aquele pequenos agrados.
Os pais de Joy não podiam se dar ao luxo de pagar passagem de ônibus para todas as crianças irem á igreja sueca. Então, eles as mandavam á escola dominical de uma igreja próxima e a uma classe semanal para crianças.
Quando Joy tinha 5 anos, ela ouviu um missionário contar sobre seu trabalho em Honduras, um pais da America Central.
- Eu quero ser uma missionaria - Joy decidui.
Mas ela não perguntou ai Senhor Jesus onde Ele que ela O servisse.
- Eu queria ia para Africa - afirmou ela.
Vocês acham que ela se tornou uma missionaria na Africa ou Deus tinha planejando algo melhor?
Nós sabemos que o plano de Deus é melhor. Ela diz em sua palavra: " Porque, assim como os céus são os meus caminhos mais altos do que os vascos caminhos, e os meus pensamentos"(Is.  55; 9).
Joy pensou muitas vezes:
- Eu não me lembro de um tempo em que não amasse ao Senhor Jesus. Eu ouvi sobre Ele na escola dominical. Mas eles falavam sobre ser "nascido de novo". Eu não acredito que tenha nascido de novo. Talvez eu não esteja pronta para ir ao céu.
Talvez Joy se lembrasse do verso da palavra de Deus que diz "... se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" ( Jo 3; 3). Vocês sabem o que significa ser nascido de novo? Quando as pessoas recebe ao Senhor Jesus como Salvador, ela nascer na família de Deus; essa pessoa se torna um cristão.

Uma vez, numa grande reunião, alguém perguntou:
-Você é cristã Joy?
Ela abriu sua boca, mas foi sua mãe quem respondeu:
- Sim.ela é cristã.
Joy pensou:
- Mamãe pensa que sou cristã, porque sei tudo sobre Jesus. Mas eu sei que não sou. Eu tento ser boa, mas algumas vezes sou malcriada e preciso de uma boa surra. Sou tão te mosa!
Ela lembrou - se de um versiculo biblico que tinha aprendido: "Pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus" (Rm 3; 23).
- É a descrição de mim mesma - ela pensou.
Quando Joy tinha treze anos, ela ouviu um homem muito bondoso contar como jesus tinha amado a ela de tal maneira que foi punido pelos pecados dela. Ela pensou:
- Eu sempre amei e cri em jesus como filho de Deus. Sei que ele morreu na cruz pelos pecadores. Ele morreu na cruz pelos pecadores. Ele foi sepultado, mas viveu de novo.   Agora ele vive no céu....e eu quero que ele viva em meu coração.
Joy estava chorando. Ela estava triste por causa de seus pecados e queria ser perdoada. Ela orou e recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador. E estava admirada:
- Por que não pedi ao Senhor Jesus para vir morar em meu coração quando era peuqena? Poderia ter nascido de novo há muito tempo!

Confirme ia ficando mais velha, joy começou a se perguntar:
- Sera que sou suficiente para servir ao senhor Jesus? Estou sempre convidando as pessoas paravir á igreja e aos estudos bíblicos . Mas parece que há algura ciosa faltando em minha vida.
E ela pensava:
- Mesmo quando não quero falar rispidamente com os outros e dizer coisas não deveria ou os deixaria zangados, eu faço isso. Sou egoísta, e geralmente quero as coisas do meu jeito. Sei que sou cristã mas não é assim que o senhor Jesus quer que eu viva. Quero ser como Ele, e Ele não faria essas coisas.
Então, um dia uma amiga lhe disse:
- Diga apenas ao Senhor Jesus que Ele controle sua vida e creia que Ele o fará. Quando você o convidou para vir morar em seu coração, você creu que Ele veio. Agora pode confiar nele para ajuda- la a fazer o que Ele quer que você faça.
Joy fez isso. E descobriu:
- quando não insisto em fazer prevalecer o meu modo de pensar, é  mais  fácil não perder a calma e não ficar perturbada por causa de coisas que não gosto. Deus mw ajuda a ser bondosa e não egoísta.


Joy foi para o campo missionário, mas não para a África. Foi para Honduras,o país sobre o qual havia ouvido quando tinha cinco anos.
Ela não  conhecia ninguém em Honduras. E não podia falar a língua.
- Terei de aprender imediatamente o espanhol, e assim poderei conversar com as pessoas - joy decidiu. - lembrou - me de quando era uma garotinha, sentada na igreja  Sueca  com a minha mãe. Eu não podia entender o que o pregador dizia. Eu não podia entender meu avô e minha avó quando falava comigo em holandês. Como eu gostaria de ter podido conversar com eles. Mas agora, Deus me dirigiu para Honduras. Ele me ajudará a aprender a falar o espanhol.
Entretanto, algumas pessoas dali não gostavam de ouvir que precisavam receber o Senhor Jesus que poderia pendoar meus pecados. A vida de Joy esteve em perigo muito as vezes. Uma vez lhe  serviram comida envenenada. Isso a fez ficar muito doente! Seus amigos se reuniram para orar. Joy melhorou e pode continuar e pôde continuar o seu trabalho.
Geralmente, Joy usava uma mula para ir ao encontro das pessoas atraves de estreitas trilhas nas montanhas. Ela se alegrava quando alguém rececia o Senhor Jesus como Salvador do pecado. Mas depois de seis anos em Honduras, ela estava muito cansada e fraca. Nessas condições era necessário um esforço muito grande para continuar, mas havia tanto que ela queria fazer.
Ela se sentia culpada quando as pessoas vinham visita-la e ela não tinha tempo par conversar. E havia um outro problema. O sotaque de JOy  era diferente do daquelas pessoas.Ela pensava.
- Eu gostaria que houvesse um meio de faze-los entender melhor.
Um dia ela comentou com outro missionário:
- Gostaria que houvesse gravações em espanhol, que eu poderia colocar para os visitantes ouvirem. Se eles tivessem gravações em sua propria língua, seria muito mais facil para eles entenderem.
- Joy, Deus pode usar  você para fazer isso disse o missionário.
Joy continuava doente e se tornava mais debilitada a cada dia. Uma pessoa veio visita - la e disse:
- Por que você não volta para a America por um ano? Se você não voltar para casa agora creio que não voltara nunca.
Joy pensou:
- Eu não pareço estar bem aqui.Mas não quero deixar Honduras e esse povo que eu amo tanto. Tenho estranho sentimento que não poderei mais voltar; e então quem lhe contará como podem ser salvos? Há tantos que ainda não ouviram do Senhor Jesus. Se houvesse alguma coisa que eu pudesse deixa-lhes para ensina -los sobre o Senhor !
Mas Joy decidiu que deveria voltar retomar para casa. Quando chegou ouviu o medico dizer:
- Você precisa de muito descaço para melhorar.
Ela descontou. mas mesmo assim não melhorou.
Joy sempre estava implorando ao senhor que a deixasse voltar para Honduras. Mas ela queria fazer a vontade de Deus, e então orava ao Pai Celestial:
- Eu sei que serei uma invalida, se é isso que o Senhor quer. Sei que o Senhor tem um proposito ao me deixar experimentar isto.
Parecia que Deus lhe dizia:
- Joy eu quero que você fique alegre!
Deus não havia dito que os Seus caminhos e os Seus pensamentos eram mais altos que eos delas?
Joy se lembrou das pessoas de Honduras e orou:
- Por favor, Deus, ajude aqueles conhecem o senhor a crescer para ficar parecidos com o Senhor Jesus.
Joy pensou numa pobre viúva que ela tinha levado a conhecer o senhor Jesus. A pobre mulher que morava nas montanhas, tinha tentado com grande esforço aprender um verciculo da bíblia, mesmo não sabendo ler nem escrever. Ela repetiu o verso muitas e muitas vezes. Joy ficava desejando:
- Se ao menos eu tivesse uma gravação em espanhol para enviar a ela.
Ela orou:
- Senhor, mostre como posso fazer isso.
E decidiu que tentaria fazer as gravações. Imediatamente, ela começou a aprender a tocar violão.
- Por que você quer aprender tocar violão? - perguntou o professor de música.
- Os espanhois gostava de musica de violão, por isso estou planejando usar isto com musicas espanholas. Quero fazer gravações em espanhol para ensinar as pessoas como receber ao senhor Jesus e como viver para Ele - ele explicou.
Seu professor ficou interessado.
- coneço um homem que tem um esquipamento especial em sua casa, para fazer gravações. Estou certo de que ele poderia ajuda- la. Ele foi missionário na America Central.
O custo para fazer o primeiro disco foi trinta dólares. Alguns amigos deram dinheiro para Joy. Ela ficou impressionada ao discutir que tinha recebido a quantia exata!
Entusiasmada ela escultou aquele primeiro disco.
- Esta é a resposta da minha oração. Agora tenho um meio de enviar a mensagem aos pequenos vilarejos pelo interior de Honduras. Pessoas que não sabem ler nem escrever serão capazes de escultar o disco. Elas ouvirão a palavra de Deus. Agora sei por que Deus permitiu que eu ficasse doente. Ele queria que eu viesse para casa produzisse esses disco com a mensagem do evangelho em espanhol! Ele vai me mostrar como arranjar um jeito de providenciar o toca discos também. Eles terão que ser movidos a mão porque as pessoas dessa vila não tem eletricidade.
Joy usava o sótão da sua casa como escritório. Ela escreveu cartas para missionários em Honduras oferecendo - se para envia os discos. seria preciso empacota-los bem, para que não se quebrassem.
Joy pensou em seu sotaque e resolveu:
- Acho melhor não usar a sua voz no disco.
Ela escrever as mensagens e cronometrou - as para que tivesse três minutos de duração. Depois, encontrou as pessoas que podiam falar e cantar nas sua própria língua.
Joy não lucrava nada, mas pedia a Deus que enviasse o dinheiro que ela precisava. Deus Respondia sua oração encorajando pessoa a dar. O dinheiro sempre chegava na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário